Notícias

21.10.2022 - 09:00

Escola Estadual Dóris Mendes Trindade recebe palestra sobre a atuação da Polícia Científica

No dia 19 de outubro de 2022, a Unidade Regional de Perícias e Identificação de Aquidauana (URPI-Aquidauana) promoveu mais uma palestra para estudantes do 2° ano do ensino médio da E. E. Prof. Dóris Mendes Trindade da cidade de Aquidauana/MS.
|
Compartilhe:
Escola Estadual Dóris Mendes Trindade recebe palestra sobre a atuação da Polícia Científica

No dia 19 de outubro de 2022, a Unidade Regional de Perícias e Identificação de Aquidauana (URPI-Aquidauana) promoveu mais uma palestra para estudantes do 2° ano do ensino médio da E. E. Prof. Dóris Mendes Trindade da cidade de Aquidauana/MS. Nessa palestra, foram abordadas as diversas áreas de atuação dos núcleos que fazem parte da URPI: Núcleo Regional de Criminalística, Núcleo Regional de Identificação e Núcleo Regional de Medicina Legal.

O Núcleo Regional de Criminalística (NRC), representado pelos peritos criminais Karen Nunes, Nathália Sandim, Ivan Rezende e João Paulo Gehre, e pelos Agentes de Polícia Científica Ewerton Batista e Deoclides Elias, foi responsável por demonstrar e exemplificar parte das perícias desenvolvidas pelo núcleo, como documentoscopia, balística, local de crime contra o patrimônio e local de crime de morte violenta, entre outros. 

No pátio da escola foram montadas duas estações demonstrativas: Na primeira estação, foi apresentada aos alunos a maleta de local de crime utilizada pelo NRC e todos os itens que a compõem, dentre eles, o conjunto de luzes forenses para a identificação de vestígios biológicos. 

Na segunda estação, foram abordados temas como: definição de ciências forenses e criminalística; o que é a Polícia Científica?; Quando a Polícia Científica deve atuar? ; a importância do isolamento e preservação do local de crime. As etapas da cadeia de custódia foram objeto da parte prática em que os alunos atuaram como peritos criminais na identificação, coleta e análise de vestígios relacionados ao local de crime simulado com o dummy.



Tag3 - Desenvolvimento Digital