Notícias

01.01.2020 - 08:52

IC no Estado vai ampliar capacidade técnica para perícias em locais de crime

Perita Karina foi aprovada para o I Curso de Criminalística aplicada em locais de crime
|
Compartilhe:
IC no Estado vai ampliar capacidade técnica para perícias em locais de crime

Um curso inédito no Brasil vai aprimorar as técnicas de perícia em locais de crime em Mato Grosso do Sul e permitir tanto o fortalecimento da prova técnica para análise da Justiça como aumento do nível de relevância desse trabalho para a elucidação de crimes, tais como homicídio, roubo, entre outros.

Na seleção para definir os peritos criminais brasileiros aptos a realizar essa capacitação criada pela Diretoria Técnica-Científica da Polícia Federal foram abertas três vagas para a região Centro-Oeste e a perita Karina Rébulla, de Mato Grosso do Sul, foi selecionada. Ela está lotada no Instituto de Criminalística “Hercílio Macellaro”, em Campo Grande. O órgão faz parte da Coordenadoria Geral de Perícias, ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Após aprovação pela comissão designada pela diretoria da Academia Nacional de Polícia para realizar o curso, Karina será a única representante de Mato Grosso do Sul no curso inédito. Nesse grupo de aprovados para o Centro-Oeste ainda está um perito do Distrito Federal e outro de Goiás.

O I Curso de Criminalística aplicada em locais de crime é realizado pela Academia Nacional de Polícia (ANP) e terá duração de 18 meses, com credenciamento na categoria de especialização lato sensu do Ministério da Educação (MEC).

As aulas presenciais serão ministradas nas dependências da Academia Nacional de Polícia e do Instituto Nacional de Perícia, em Brasília. Também haverá atividades no modo ensino a distância.

“A especialização foi concebida com o objetivo de difundir e uniformizar doutrinas, procedimentos e metodologias de processamento de locais de crime de diversas naturezas. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) dá apoio e a capacitação vai ser promovida para peritos em exercício na Polícia Federal e nas unidades dos órgãos de perícia dos Estados e do Distrito Federal”, detalha documento da ANP.

Karina ressalta que além das técnicas que serão ensinadas, a troca de conhecimento entre peritos de diferentes Estados é um grande diferencial. “O quadro de disciplinas que será ministrado no curso é voltado diretamente para peritos criminais. A troca de experiências entre peritos de outros Estados e da Perícia Federal também vai ser algo enriquecedor”, aponta.

Por ser a representante de Mato Grosso do Sul, ela ainda irá desempenhar papel de multiplicadora após a conclusão da especialização. “Todo o conhecimento adquirido nesses 18 meses pretendo repassar para toda a equipe que atua em local de crime em Mato Grosso do Sul por meio de mini-cursos e seminários”, explica.

Foto: Divulgação-Polícia Civil Mato Grosso do Sul

Tag3 - Desenvolvimento Digital