Notícias

25.10.2016 - 10:02

Instituição internacional envia certificado de excelência no trabalho de identificação de DNA para o IALF

O Gitad, vinculado à Universidade de Granada (Espanha), vem certificando o trabalho do Ialf há oito anos consecutivos.
|
Compartilhe:
Instituição internacional envia certificado de excelência no trabalho de identificação de DNA para o IALF

O Grupo Iberoamericano de Trabajo em Análisis de DNA (Gitad), vinculado à Universidade de Granada (Espanha), já encaminhou ao Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), da PERÍCIA OFICIAL FORENSE de Mato Grosso do Sul, o certificado internacional que a unidade obteve. Este já é o oitavo ano consecutivo que o Ialf recebe a certificação.

O documento é o reconhecimento internacional sobre seu trabalho na identificação de DNA em Mato Grosso do Sul. O Gitad tem entre seus membros 18 países, sendo dois da Europa (Espanha e Portugal) e os demais da América do Sul e América Central.

O mais novo certificado é referente à avaliação feita no laboratório no ano de 2015. O IALF passou a ser submetido ao trabalho do Gitad em 2009. 

“O teste de 2015 foi realizado e a certificação foi aprovada para Mato Grosso do Sul. É uma forma de obtermos reconhecimento sobre a nossa atuação no combate ao crime, auxiliando demais autoridades na busca pela Justiça”, explicou a Diretora do IALF, Josemirtes Prado da Silva.

As análises feitas pelo IALF auxiliam Polícia Civil, Judiciário Estadual e mesmo órgãos federais na identificação de autores de crimes.

Os Peritos Oficiais Forenses que atuam no instituto, localizado em Campo Grande, são capacitados para cruzar dados de DNA e identificar uso de substância química, encontrar prova concreta sobre a participação de pessoas em homicídios, estupros, entre outros casos.

O IALF ainda possui banco de perfis genéticos, vinculado ao Banco Nacional, onde são mais de 200 cadastros coletados de locais de crimes. Essas informações compõem o registro brasileiro, que conta com mais de 3,5 mil amostras. São 18 estados que integram esse trabalho, mais o Distrito Federal.


Tag3 - Desenvolvimento Digital