Notícias

11.05.2022 - 09:00

Nova ferramenta de perícia está ajudando a polícia a esclarecer homicídios

Cada tiro deixa marcas únicas, como uma espécie de impressão digital, e agora esses vestígios podem ser analisados para descobrir a arma que os criminosos usaram.
|
Compartilhe:
Nova ferramenta de perícia está ajudando a polícia a esclarecer homicídios

Cada tiro deixa marcas únicas, como uma espécie de impressão digital. Agora, com um recém-adquirido programa canadense capaz de fazer imagens microscópicas de resíduos coletados em cenas de crime, a polícia científica brasileira consegue extrair o "DNA da bala".

 

De forma automatizada, duas partes da munição podem ser comparadas pela perícia: os projéteis, que saem pelo cano da arma, e os estojos, que são ejetados pela parte traseira das pistolas após os disparos.

 

Essas informações coletadas pelo programa são armazenadas em um banco de dados, o Sinab (Sistema Nacional de Análise Balística), que tem ajudado a solucionar crimes que até então estavam sem solução.

 

O Sinab está em funcionamento desde janeiro e, em pouco mais de três meses, cerca de 1,5 mil peças de munição foram coletadas em cenas de crime e cadastradas. Mesmo com o banco de dados ainda pequeno, até agora seis correlações entre crime e arma de fogo utilizada já foram identificadas.

 

"Com todas essas provas nós conseguimos prender sete pessoas envolvidas que pertencem a uma organização criminosa. Uma prova incontestável, sem que a gente se baseie unicamente na prova testemunhal. Essas testemunhas que presenciam esses homicídios sabem a motivação, porém têm receio de prestar declarações por temer represálias", explica a delegada.

 

O sistema funciona hoje em sete estados, mas segundo o Ministério da Justiça, até o fim do ano deve estar em todo país. Na Bahia, um programa similar está em operação desde 2007 e já contabiliza mais de 35 mil registros e 1,6 mil correlações. A novidade é que agora materiais recolhidos em cenas de crime por todo o país poderão ser comparados.

 

O Fantástico foi ver de perto o passo a passo do trabalho da polícia científica com o equipamento. Confira o vídeo no Globo Play: https://globoplay.globo.com/v/10556545/ 


Fonte: G1


Tag3 - Desenvolvimento Digital