Notícias

10.02.2020 - 08:34

Perícia do Estado representa Centro-Oeste em Comitê da Rede integrada de Banco de Perfis Genéticos

Dentro do planejamento para 2020, Comitê definiu que haverá capacitação para os peritos criminais
|
Compartilhe:
Perícia do Estado representa Centro-Oeste em Comitê da Rede integrada de Banco de Perfis Genéticos

A Perícia Oficial de Mato Grosso do Sul tornou-se a representante da região Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal) dentro do Comitê Gestor da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos para o biênio 2020/2021.

A primeira reunião do órgão neste ano aconteceu no final de janeiro e serviu para discutir o planejamento para 2020. Os representantes dos laboratórios da Perícia Oficial espalhados pelo país e que integram a rede ainda deliberaram sobre relatório de atividades do biênio 2018/2019 nesta XXIII Reunião do Comitê Gestor. Os encontros acontecem regularmente, apenas alternando um mês sim, outro não.

A diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), ligado à Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, foi quem participou da reunião. A perita criminal Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva explicou que para este ano serão realizados cursos de capacitação para peritos oficiais como forma de aprimorar a qualidade e capacidade do Banco de Perfis Genéticos.

“Haverá a continuidade dos investimentos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) no projeto de coleta de amostras biológicas dos condenados. Teremos também cursos de capacitação para os peritos criminais. Dentre eles, haverá a Especialização em Genérica Forense e Especialização em Local de Crime”, detalhou Josemirtes.

Mato Grosso do Sul está interligado ao Banco Nacional de Perfis Genéticos e a coleta de material é feita por peritos criminais lotados no Ialf, com apoio de outras unidades da Coordenadoria Geral de Perícias e também de órgãos ligados à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em 2019, o Ialf recebeu investimento da Senasp para a aquisição de equipamentos laboratoriais e conseguiu ampliar sua capacidade de análise de material genético.





Tag3 - Desenvolvimento Digital