Notícias

26.10.2019 - 20:00

Perícia Oficial na fronteira tenta se fortalecer com troca de parcerias entre países

Peritos paraguaios visitaram URPI de Ponta Porã para conhecer estrutura sul-matogrossense
|
Compartilhe:
Perícia Oficial na fronteira tenta se fortalecer com troca de parcerias entre países

A proximidade entre as Perícias Oficiais de Mato Grosso do Sul e do Paraguai para troca de informações e experiências deu um novo passo com a visita de comitiva paraguaia em Ponta Porã. A reunião técnica aconteceu na quinta-feira (24). Ao todo, cinco peritos do Paraguai conheceram toda a estrutura da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Ponta Porã, cidade que faz divisa com o município paraguaio de Pedro Juan Caballero.

A URPI de Ponta Porã está vinculada à Coordenadoria Geral de Perícias (CGP), que concentra as unidades e institutos periciais de Mato Grosso do Sul. A CGP está dentro da estrutura da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Os profissionais do país vizinhos no encontro foram o Oficial Inspetor OS. Lic. Luis Carlos Espinola, sub-chefe de Criminalística; Sub-oficial Mayor P.S Lic. Miguel Aranda; Sub-oficial 1º P.S Abg. Edison Quintana – IBIS; Sub-oficial 1º P.S Lic. Nelson Domínguez e o Sub-oficial 1º P.S Lic. Walter Cuenca.

Pelo lado brasileiro, os peritos oficiais lotados em Ponta Porã são Ernane Simões Carbonaro, Rogério Insfran Ocampos, Samya Gerbara Soler e Charles Eduardo Mrozinski Zamberlam. “Eles puderam conhecer toda a estrutura da unidade. A gente destaca nessa troca de experiências a apresentação a eles das técnicas que utilizamos no Brasil e os equipamentos que temos para as perícias externas”, detalham os peritos criminais chefes da Unidade Regional e da  Criminalística em Ponta Porã, Ernane Carbonaro e Rogério Ocampos.

O trabalho de interligação entre as perícias oficiais dos dois países permite uma aprimorada ação de combate ao crime na região de fronteira. O tráfico internacional de drogas é um dos grandes problemas nessa área e serve de pilar para que ocorram outros crimes, como homicídio e tráfico de armas.

Em 3 de julho, uma comitiva brasileira de peritos foi até Assunção, capital do Paraguai, para conhecer a estrutura da Perícia Oficial daquele país. Esse encontro foi o primeiro e destacado por abrir as portas para troca de conhecimento entre os setores periciais. Naquela data, as visitas foram nos Institutos de Identificação e de Criminalística. 

Atualmente há convênios entre Paraguai e Brasil que permite parcerias, mas esses encontros técnicos devem permitir que adendos sejam elaborados para aprimorar as capacidades de perícia de ambas as unidades.

A Perícia Oficial brasileira tem atuação avançada na área de toxicologia e apuração a partir de DNA. Os paraguaios trabalham com sistema muito bem estruturado em termos de identificação, com reconhecimento facial por fotos, e na área de balística, em que há base de dados interligada com o banco internacional de cadastro de armas.

Tag3 - Desenvolvimento Digital