Notícias

03.10.2019 - 12:28

Perita criminal do Ialf faz palestra sobre drogas encontradas em Mato Grosso do Sul

A explanação aconteceu dentro da reunião ordinária do Conselho Estadual Antidrogas
|
Compartilhe:
Perita criminal do Ialf faz palestra sobre drogas encontradas em Mato Grosso do Sul

A perita criminal Melisa Porto Tronchini ministrou palestra sobre as principais drogas analisadas e a identificação de novas substâncias em Mato Grosso do Sul. A explanação aconteceu dentro da reunião ordinária do Conselho Estadual Antidrogas, da qual ela é conselheira representando a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O conselho tem reuniões ordinárias mensais e atua diretamente para adotar medidas de prevenção além de assegurar a implementação de uma rede de atendimento e de assistência intersetorial. O colegiado trabalha para reduzir os danos sociais e de saúde provocados pelo uso de substâncias psicoativas na sociedade.

Em cada encontro há palestra com conselheiros ou convidados para auxiliar no trabalho de combate ao uso de drogas. Na reunião de setembro, Melisa, coordenadora de divisão no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), apresentou um panorama dos entorpecentes analisados pela perícia criminal.

“A palestra foi sobre quais são as principais drogas analisadas aqui no Estado por conta das apreensões, também abordei sobre as novas substâncias psicoativas identificadas. Foi mencionado também os efeitos que elas podem causar, das formas que elas são apresentadas”, explica a perita criminal.

Entre 2014 e 2018, o Ialf conseguiu identificar 34 novos tipos de drogas circulando em Mato Grosso do Sul. Os laudos produzidos pelos peritos oficiais do Estado foram encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A entidade elabora uma lista para autoridades no Brasil e exterior para alerta de entorpecentes que estejam circulando nas ruas. No relatório de 2017/2018, elaborado pela Anvisa, para o Grupo de Trabalho para Classificação de Substâncias Controladas essas novas substâncias foram catalogadas.

Entre 2017 e 2018 os peritos criminais do Ialf encontraram no Estado drogas novas identificadas como ADB-FUBINACA (do grupo canabinoides sintéticos); 4-FLUORO-PHP, DIBUTILONA, MDPPP e N-ETILPENTILONA (EFILONA) – que são do grupo catinonas sintéticas -; ainda 25B-NBOH, 25B-NBOMe, 25C-NBF, 25C-NBOH, 25C-NBOMe, 25E-NBOH, 25I-NBF, 25I-NBOH, 25I-NBOMe, 25C-B, 2C-I, DOC (do grupo feniletilaminas); DMT, MIPT e N,N-DIMETILTRIPTAMINA (do grupo triptaminas); além de FENTANIL e FURANILFENTANIL (do grupo outras substâncias psicodélicos, opioides, sedativos/hipnóticos, estimulantes).

A presidência do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEAD/MS) é ocupada pela psicóloga e mestre em saúde coletiva Denise Fátima Barbosa Souza e Silva. Na vice-presidência está o médico psiquiatra Marcos Estevão dos Santos Moura. O secretário é o coronel Ary Carlos Barbosa e o tesoureiro, delegado Rodrigo Guiraldelli Yassaka. O colegiado é composto por 24 conselheiros.

Tag3 - Desenvolvimento Digital