Notícias

04.11.2019 - 19:57

Perita de MS participa de evento internacional na área de toxicologia forense

Evento teve foco na toxicologia post mortem, drogas e direção, análise de drogas em cabelo, novas substâncias psicoativas
|
Compartilhe:
Perita de MS participa de evento internacional na área de toxicologia forense

Integrante da Perícia Oficial de Mato Grosso do Sul, Fernanda Roese participou de encontro com especialistas de diversas partes do mundo para atualização sobre procedimentos na área de toxicologia forense. O evento teve foco na toxicologia post mortem, drogas e direção, análise de drogas em cabelo, novas substâncias psicoativas, drogas facilitadoras de crime e dopagem.

A perita criminal está lotada no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), órgão ligado à Coordenadoria Geral de Perícias (CGP).

Denominado XV TIAFT Latin-American Regional Meeting, o evento aconteceu em Águas de Lindóia (SP) e dividiu espaço com o XXI Brazilian Congress of Toxicology (CBTOX), realizado de 28 a 31 de outubro.

Os palestrantes que participaram do congresso e meeting têm atuação no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal, Chile, Japão, Inglaterra, entre outros países. 

Entre os temas expostos houve “O papel da Toxicologia e Química Forense na resolução de investigações criminais reais”, detalhamento sobre novas substâncias psicoativas – em Mato Grosso do Sul, o Ialf identificou 34 novos tipos de drogas entre 2014 e 2018 – e a necessidade de novos marcos regulatórios. Com relação a drogas sintéticas, houve apresentação do anuário da Polícia Federal referente ao ano de 2018.

Palestrantes também abordaram inovações com relação a estudo de motoristas conduzindo veículos sob influência de algum tipo de droga ou bebida alcóolica.

“O congresso teve uma extensa programação que enfatizou estudos avançados com relação a substâncias psicoativas, além de abordagens que podem ser muito produtivas sobre o uso da química na área forense. Entrar em contato com a realidade do que é feito na área da toxicologia forense em outros estados e países é muito enriquecedor e demonstra o quanto Mato Grosso do Sul precisa avançar”, detalha a perita criminal Fernanda Roese.

Tag3 - Desenvolvimento Digital