Notícias

05.10.2016 - 07:33

Perito de MS lança, em coautoria, manual pioneiro de investigação pericial e policial

Perito criminal veterano Amílcar Serra, de MS, lança junto com outro profissional da área, Alberi Espindula, a 2ª edição do Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta: investigação Pericial e Policial.
|
Compartilhe:
Perito de MS lança, em coautoria, manual pioneiro de investigação pericial e policial

O perito criminal veterano Amílcar Serra, de Mato Grosso do Sul, lança junto com outro profissional da área, Alberi Espindula, a 2ª edição do livro Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta: investigação Pericial e Policial.

A publicação originalmente foi produzida apenas por Amílcar. Agora, o manual recebeu uma coautoria e foi ampliado. São mais de 500 páginas e com dezenas de ilustrações. O principal público a que se destina é para o perito oficial forense, delegado de polícia, investigador de polícia e interessado na área de justiça criminal.

Um resumo do trabalho é servir de norte para as funções da investigação e responder a perguntas que são feitas quando ocorre uma morte violenta tais como: quem? Acidente ou crime? quando? como? Por quê? Com quê?

“As respostas a essas indagações serão desvendadas por profissionais especializados em investigações policiais e periciais. E delas dependerão as sentenças a serem proferidas pelo julgador, sendo inocente ou culpado”, explica Amílcar.

Para compor esse material didático foi preciso anos de experiência no dia a dia da perícia oficial forense e participação de uma dezena de cursos e treinamentos. Com isso, métodos e técnicas instrucionais foram aprimorados com o tempo.

“Muito mais do que oferecer um guia prático de investigação e consulta diária, é missão dos autores demonstrar o reconhecimento profissional que merecem os investigadores de parte das áreas forenses”, informa os peritos criminais.

O lançamento acontecerá no dia 12 de outubro, em Santos (SP), durante os Seminários de Crimes contra a Vida, Balística e Papiloscopia. Esses eventos são promovidos pelo Sindicato dos Peritos Criminais de São Paulo e pela Associação Brasileira de Criminalística, com apoio da Polícia Científica de São Paulo e a Revista Brasileira de Criminalística.

Amílcar Serra, hoje aposentado, foi perito criminal em Mato Grosso do Sul e professor na Academia de Polícia do Estado. Alberi Espindula era perito criminal no Distrito Federal e hoje tem uma empresa de consultoria em Maceió (AL).

A primeira edição do livro, produzida exclusivamente por Amílcar, foi lançada por iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

“Esta produção é muito importante para a perícia oficial forense do país e produzida com a experiência de um profissional de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi feita somente pelo perito criminal do Estado, Amílcar Serra. Agora, houve uma ampliação bem grande. Produção que agrega muito ao trabalho dos peritos oficiais forenses”, analisa o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul, Saule Viganó.

Tag3 - Desenvolvimento Digital