Notícias

04.11.2016 - 08:02

Peritos fazem capacitação para uso de luminol em cenas de crimes

Técnica permite que Perícia Oficial encontre pistas que ajudem a Polícia Civil a solucionar casos violentos
|
Compartilhe:
Peritos fazem capacitação para uso de luminol em cenas de crimes

Peritos criminais de Mato Grosso do Sul realizam hoje (04/11) capacitação sobre o uso do luminol em cenas de crimes. Essa substância química permite a identificação de sangue em locais onde o olho nu não consegue visualizar.

Por isso, o uso dessa técnica possibilita que os peritos encontram pistas importantes que podem ser usadas pela Polícia Civil para elucidação de crimes violentos.

O curso acontece em três períodos (manhã, tarde e noite) na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande, a partir das 8h. Do interior do Estado participam 12 peritos criminais e da Capital são sete.

Os palestrantes no curso são do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), órgão ligado à Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) que é veiculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Esse treinamento está sendo oferecido pela CGP, por meio do Departamento de Apoio às Unidades Regionais (DAUR), Ialf e Instituto de Criminalística (IC). O Sindicato dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS) também ofereceu apoio para a realização do curso.

LUMINOL

Essa substância trata-se de um pó formado por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio que são diluídos em água oxigenada. Quando a solução é borrifada e entra em contato com vestígios de sangue, o ferro que existe na hemoglobina reage e é liberada uma luz azulada possível se ser vista em local escuro.

A reação que acontece com o luminol é chamada de quimiluminescência.

Tag3 - Desenvolvimento Digital