Notícias

13.06.2019 - 10:45

Peritos Oficiais do Estado reforçam importância da coleta de DNA no combate ao crime

Ialf recebeu mais de R$ 1 milhão em investimento por parte do Ministério da Justiça
|
Compartilhe:
Peritos Oficiais do Estado reforçam importância da coleta de DNA no combate ao crime

Equipe de peritos oficiais do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) ministrou palestra para delegados e investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul sobre o Banco Nacional de Perfis Genéticos e os procedimentos periciais que são feitos para alimentar o sistema.

A apresentação foi realizada pela diretora do IALF, Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva. A coordenadora de Divisão, Melisa Porto Tronchini, também participou da exposição. O evento foi na Acadepol, no dia 3 de junho. O objetivo foi esclarecer detalhes e funcionamento dessa ferramenta classificada pelo Ministério da Justiça como “eficiente para elucidação de crimes”.

O Instituto é o órgão dentro da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) responsável por realizar exames de DNA tanto de suspeitos de crimes como de vítimas, além de analisar vestígios biológicos coletados em locais de crimes. A unidade fica em Campo Grande e atende todo o Estado.

O Banco Nacional de Perfis Genéticos é uma ferramenta fundamental para auxiliar no combate à criminalidade, pois registra dados confiáveis de condenados por diferentes crimes. Identificado com a sigla RIBPG (Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos), esses dados representam informações de todo o país e já são mais de 13,1 mil perfis genéticos armazenados.

A estrutura começou no Brasil em 2013 e neste ano recebeu incentivo do Ministério da Justiça para que as informações cadastrais sejam ampliadas, por conta do Pacote Anticrime. O IALF foi beneficiado pela medida e em fevereiro recebeu equipamento que permite ampliar a capacidade de exames.

“Tivemos mais de R$ 1 milhão em investimento por parte do Ministério da Justiça”, ressalta a diretora do IALF, Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva.

Tag3 - Desenvolvimento Digital