Notícias

17.06.2019 - 17:40

Peritos palestram sobre preservação de local de crime e participam de simulação na BR-163

Treinamento foi desenvolvido em três dias e envolveu participação de Bombeiros, PRF, Polícia Civil e CCR
|
Compartilhe:
Peritos palestram sobre preservação de local de crime e participam de simulação na BR-163

Equipe da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Coxim trabalhou em conjunto com as guarnições do 5º Subgrupamento de Bombeiros do município para capacitá-los com relação à preservação de local de crime. O trabalho de parceria foi realizado com uma palestra e uma simulação de acidente de trânsito com vítima fatal e transporte de produto perigoso.

Para ampliar esse treinamento, outras forças de segurança e equipes que prestam atendimento a ocorrências na BR-163 também participaram da simulação. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e funcionários da concessionária da rodovia CCR atuaram nesse trabalho.

A simulação foi feita na BR-163, em frente ao posto da PRF. A preservação de local de crime é essencial para garantir que a Perícia Oficial consiga melhores resultados na coleta de provas para identificar causas e autores. O conhecimento de protocolos por parte de outras forças de segurança e equipes que prestam atendimento a ocorrência auxilia a preservar a cena de onde um acidente ocorre, por exemplo, e contribui para com o levantamento pericial.

“Participamos de dois eventos. Houve uma palestra sobre preservação de local de crime para todas as guarnições do 5º Subgrupamento de Coxim nos dias 5 e 7 de junho. Os palestrantes foram os peritos criminais Mayara Ramos de Souza Misutsu e Mateus Mandu Moreira, além dos agentes de polícia científica Roberto Sonohata, Valdiney Diniz e Jorge Saraiva. No dia 6, o Bombeiro elaborou uma simulação de acidente e participaram PRF, Polícia Civil, Bombeiro, CCR. Da perícia, nessa simulação, foram eu, Mayara, o Mateus Moreira e o agente de polícia científica Diniz”, detalha a perita oficial Mayara Misutsu, de Coxim.

A Perícia Oficial em Coxim ainda utilizou drone da URPI para captar imagens e auxiliar no treinamento das equipes.

A capacitação foi coordenada pelo comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, Capitão Fábio Pereira de Lima. Na foto abaixo estão os peritos oficiais Mayara Misutsu e Mateus Mandu com o Capitão Fábio.


Veja mais fotos do treinamento na Galeria. Crédito das imagens: Divulgação.

Tag3 - Desenvolvimento Digital