Notícias

20.11.2021 - 10:00

Projeto que nasceu na busca por vítimas de serial killer em MS ajuda a encontrar mortos em guerra na África

Especialistas liderados por professor da UFMS foram contratados pelo Governo de Angola para encontrar ossadas
|
Compartilhe:
Projeto que nasceu na busca por vítimas de serial killer em MS ajuda a encontrar mortos em guerra na África

A perícia criminal de Mato Grosso do Sul está fazendo história e ajudando a esclarecer crimes de guerra em Angola, graças ao trabalho de excelência e ao aperfeiçoamento técnico como o do perito criminal Cícero Wagner Calixto dos Santos. Ele foi o pioneiro a utilizar o aparelho de origem canadense EM38-MK2 (que mede a condutividade elétrica no solo) para encontrar ossadas humanas, no caso das vítimas do serial killer Nando, enterradas em um cemitério clandestino em 2016, em Campo Grande (MS). Na época, Cícero era acadêmico de Geografia na UFMS e levantou a hipótese desse equipamento ser utilizado na busca de cadáveres.

Hoje, o equipamento está ajudando o governo de Angola, na África, a encontrar ossadas de pessoas mortas durante a Guerra Civil Angolana entre os anos de 1975 e 2002,  sob a coordenação do geofísico Ary Filho, professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Parabéns Cícero por engrandecer o nome da Perícia Criminal brasileira.

Acompanhe a matéria na íntegra no site do Midiamax: https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2021/projeto-que-nasceu-na-busca-por-vitimas-de-serial-killer-em-ms-ajuda-encontrar-mortos-em-guerra-na-africa

Tag3 - Desenvolvimento Digital