Notícias

20.10.2022 - 12:00

URPI de Aquidauana promove palestra na Escola Dona Rosa Pedrossian

No dia 18 de outubro de 2022 a Unidade Regional de Perícias e Identificação de Aquidauana (URPI-Aquidauana), promoveu uma palestra para estudantes do 1° e 2° anos do ensino médio da E. E. Dona Rosa Pedrossian da cidade de Miranda/MS
|
Compartilhe:
URPI de Aquidauana promove palestra na Escola Dona Rosa Pedrossian

No dia 18 de outubro de 2022 a Unidade Regional de Perícias e Identificação de Aquidauana (URPI-Aquidauana), promoveu uma palestra para estudantes do 1° e 2° anos do ensino médio da E. E. Dona Rosa Pedrossian da cidade de Miranda/MS. Nessa palestra, foram abordados temas como: definição de ciências forenses e criminalística; o que é a Polícia Científica?; Quando a Polícia Científica deve atuar? ; a importância do isolamento e preservação do local de crime e Etapas da cadeia de custódia. Além disso, foram abordadas as diversas áreas de atuação dos núcleos que compõem a URPI-AQUIDAUANA: Núcleo Regional de Criminalística, Núcleo Regional de Identificação e Núcleo Regional de Medicina Legal.

Na quadra da escola foram montadas duas estações demonstrativas: na primeira estação, foi apresentada aos alunos a maleta de local de crime utilizada pelo NRC e todos os itens que a compõem, dentre eles, o conjunto de luzes forenses para a identificação de vestígios biológicos.

 Na segunda estação, foi simulada uma cena de crime em que os alunos deveriam executar as etapas da cadeia de custódia desde o reconhecimento até o processamento dos vestígios encontrados.

O Núcleo Regional de Criminalística (NRC), representado pelos peritos criminais Karen Nunes, Nathália Sandim, Renata Nascimento, Ivan Rezende e João Paulo Gehre e pelo Agente de Polícia Científica (APC) Ewerton Batista, foi responsável por demonstrar e exemplificar parte das perícias desenvolvidas pelo núcleo, como documentoscopia, balística, local de crime contra o patrimônio e local de crime de morte violenta, entre outros.


Tag3 - Desenvolvimento Digital